Em junho de 2013, Kyo anunciou o início de suas atividades solo, paralelas ao DIR EN GREY. Lançou dois photobooks intitulados “SHIKKAKU” e “for the human race” e em seguida apresentou exposições referentes a esse trabalho em Tokyo e Kyoto buscando ampliar suas formas de se expressar fora dos vocais e letras, e também através de seus desenhos e fotografias.

Kyo, que procura ‘se expressar para viver e viver para se expressar’ formou então a banda de rock sukekiyo como parte de seu novo projeto. São membros da banda: Kyo / 京 (Vocal), TAKUMI / 匠 (Guitarra/Piano), UTA (Guitarra), YUCHI (Baixo), MIKA / 未架 (Bateria).

O sukekiyo lançou seu site oficial em outubro de 2013, contendo apenas uma foto com a silhueta dos integrantes, sem revelar suas identidades. Essa banda misteriosa foi anunciada como ato de abertura para a SUGIZO TOUR 2013 “THRIVE TO REALIZE” no SHIBUYA-AX em 29 de dezembro, e no dia 30 como atração no “COUNTDOWN JAPAN 13/14”, realizado no MAKUHARI MESSE International Convention Complex e atraiu a atenção de muitos desde então.

O clipe da primeira canção de trabalho do sukekiyo “aftermath” foi lançado dia 1 de janeiro de 2014 no iTunes. Kyo é o responsável pela origem, imagem, execução e até mesmo escolha dos atores para o primeiro vídeo, sobre o qual ele comentou “Apenas espero que vocês sejam capazes de sentir a atmosfera e a cor do sukekiyo da maneira que são e que surgem de seu som criado por diversão”.

Em fevereiro de 2014 a banda anunciou o lançamento do seu primeiro álbum tão esperado, o IMMORTALIS, lançado em 30 de abril. O título do álbum significa “imortais” em latim. A edição inicial inclui 2 CDs, sendo um disco principal e um disco bônus de colaboração, que traz o remix de todas as faixas originais. Os artistas que participaram do álbum são: SUGIZO (LUNA SEA / X JAPAN), HISASHI (GLAY) , HITOKI (KUROYUME), PABLO (P.T.P), TK (Ling tosite sigure), Jonathan Davis (vocalista do Korn), SHUJI ISHII (cali≠gari, GOATBED), Takaha TACHIBANA (Yousei Teikoku), acid android, entre outros. Além disso, o álbum contou com a participação de KIRITO, vocalista do Angelo e do PIERROT, banda que se tornou esmagadoramente popular e foi um rival quando o DIR EN GREY estreou.

Em abril a banda anunciou o PV da música “in all weathers” com participação de Chihiro Onitsuka no vídeo clipe. Sobre a escolha de Chihiro Onitsuka para o papel, Kyo comentou “Os olhos dela são bonitos, então senti a intenção de tatuá-los” (no sentido de “imprimir as intenções e desejos dele nos olhos dela” e através dos olhos dela, transmitir isso ao público). O clipe foi lançado apenas no DVD incluso na edição limitada japonesa do álbum IMMORTALIS.

Em maio o sukekiyo realizou duas turnês intituladas “wakare wo oshimu furi wa anata no tame” e “wakare wo oshimu furi wa anata no tame -kamoku no gi-” (Fingir remorso quanto à separação é para o seu próprio bem – cerimônia silenciosa -) em Tokyo e Kyoto. Após a turnê japonesa, a banda anunciou uma nova turnê intitulada “ameagari no yuushi” (suave/doce poema após a chuva), que contará com 6 shows em 5 países europeus durante o mês de setembro. Será uma turnê curta, exclusiva e “íntima” segundo o site oficial.