O DIR EN GREY imediatamente a partir de sua formação, em 1997, tornou-se popular. A estréia da banda foi marcada pelo lançamento simultâneo de três singles, que logo atingiram o top dez no Japão.  A progressão desse sucesso ocorreu internacionalmente a partir de 2005, ano em que o DIR EN GREY se apresentou na Alemanha, e 2006, quando a banda foi convidada a participar de uma edição do Family Values Tour. Este período marcou e construiu os sentimentos que transformaram a marca registrada do DIR EN GREY. Contudo, desde sua formação não há como apresentar uma categoria que possa defini-los em um único gênero musical. O prezar pelo experimental é uma das razões que atrai sua música aos fãs ao redor do mundo.

Após o lançamento do álbum THE MARROW OF A BONE, a banda solidificou sua presença nos Estados Unidos e Europa, dando início a uma série de performances em diversos países. Em 2008, o oitavo álbum, UROBOROS, foi promovido intensamente, sendo este o primeiro a entrar no ranking da Billboard nos EUA, além de permanecer no ranking da Oricon no Japão. Já no ano seguinte, o DIR EN GREY chegou a fazer quase 100 shows em diversos países, incluindo o Brasil e o Chile pela primeira vez.

BIOGRAFIA COMPLETA

 

DIR EN GREY é uma banda japonesa de heavy metal formada em 1997, tendo contrato assinado com a Firewall Div, uma subdivisão da Free-Will . A partir de 2014, eles gravaram nove álbuns completos apresentando sempre uma line-up super consistente desde a sua criação. Suas diversas variações estilísticas, sempre dentro do segmento do rock, fizeram o gênero de sua música difícil de determinar, embora seja geralmente considerado como uma forma de metal.

Desde a sua formação em 1997, seguido pela sua estréia fora do Japão, a banda continuou a evoluir seu som e visual, mas uma coisa permanece: sua atitude para se aprofundar mais em sua música. Enquanto muitas tendências vêm e vão, e a música em si vem se tornando um produto de consumo em massa, o DIR EN GREY cruza fronteiras, transcendendo as barreiras da cultura e do idioma oriental.

 

1997-1999: Início da carreira 

 

O DIR EN GREY originou-se da banda de rock independente La:Sadie’s, que incluía quatro integrantes do DIR EN GREY antes de encerrar suas atividades. Eles decidiram se separar devido ao líder e baixista Kisaki não concordar em lançar o grupo e buscar espaço no mainstream dentre as bandas da época, já que sentia que ainda era muito cedo, mas o guitarrista Kaoru acreditava que eles estavam prontos para isso. Depois de Kisaki se desligar do projeto, os integrantes Kaoru, Kyo , Die e Shinya convidaram o baixista Toshiya para o projeto, criando uma nova banda. Depois de tocar um show no Nagano Live House em 24 de janeiro, eles decidiram ficar juntos como “DIR EN GREY” em 2 de fevereiro de 1997. Eles lançaram seu primeiro EP, Missa, alguns meses depois.

O DIR EN GREY atraiu primeiramente a atenção mainstream em 1998, entrando no top 10 nas paradas de música Oricon com as músicas ainda produzidas independentemente “Jealous ” e ” -I’ll- “. Cinco singles subsequentes, produzidos pelo co-fundador e baterista do X-Japan, Yoshiki Hayashi, foram produzidos durante a primeira metade de 1999. O primeiro álbum completo da banda, Gauze, também foi produzido pelo Yoshiki e foi intensamente divulgado no Japão. Um dos shows de lançamento do álbum (filmado no Osaka-jo Hall) mais tarde se tornaria o primeiro de vários shows ao vivo para ser lançado em VHS e DVD.

2000-2004: De Macabre a Vulgar 

 

Em 2000, o vocalista Kyo foi hospitalizado com dificuldades auditivas e várias datas da turnê de apoio do então próximo álbum do DIR EN GREY, Macabre , tiveram que ser adiadas. Na Tour 00 >> 01, o Macabre eventualmente decolou mais tarde no mesmo ano e foi concluído no Nippon Budokan pouco depois do lançamento do single ” Ain’t Afraid to Die ” em abril de 2001.
No ano seguinte, juntamente com o lançamento de um terceiro álbum completo, Kisou, o DIR EN GREY fez suas primeiras apresentações no exterior, em turnê pela China, Taiwan e Coreia do Sul. De volta ao Japão, as últimas datas da longa turnê “Rettou Gekishin Angya” já estavam acontecendo em apoio ao segundo EP da banda, Six Ugly . No verão de 2003, o DIR EN GREY tocou no Akasaka Blitz por cinco noites em uma única semana, com cada show (exceto o primeiro) temático após um determinado álbum, o último com músicas do então, ainda a ser lançado Vulgar . Um conjunto de DVD, intitulado “Blitz 5 Days”, foi mais tarde lançado exclusivamente para membros do fã-clube oficial da banda, o “a knot”.

2005-2006: Início das turnês Europeias e Americanas

 

Em 2005, o DIR EN GREY se apresentou na Europa pela primeira vez. Seus shows em Berlim e Paris (parte da turnê It Withers and Withers) esgotaram sem divulgação alguma, exceto por simples divulgação de lojas discos importados e o boca-a-boca na internet.

A banda também se apresentou em dois grandes festivais, Rock am Ring e Rock im Park. Tornando-se mais envolvida com a cena musical internacional, a banda francesa Eths abriu para eles no concerto de Paris e o DIR EN GREY convidou o músico Wednesday 13 e sua banda para tocar em um show no Japão. O DIR EN GREY também apareceu como co-participante da turnê Taste of Chaos desse ano no japão.
Em 2005, ocorreram os primeiros lançamentos oficiais do grupo com distribuição européia com o álbum Withering to Death. As músicas da banda estavam disponíveis anteriormente através de meios de importação e internet por compartilhamento de arquivos só para os fãs europeus. O álbum promoveu a primeira participação do DIR EN GREY em escala de vendas não-asiática, alcançando o nº 31 nas paradas finlandesas. O single seguinte, ” Clever Sleazoid “, mais tarde subiu para o nº 15 nas paradas de singles no mesmo país. Várias canções do DIR EN GREY também foram destaque na trilha sonora do filme Death Trance.

No início de 2006, a turnê se expandiu para os Estados Unidos. A banda tocou em Austin, no Texas, no festival South by Southwest, em Nova York no Avalon Club e em Los Angeles, Califórnia, no Wiltern Theatre, seguido do lançamento norte- americano do Withering to Death. Mais uma vez, todos os shows esgotados dentro de dias. Depois de mais shows e participações em festivais na Alemanha durante o verão, o vocalista Kyo foi novamente hospitalizado devido a cordas vocais inflamadas. Enquanto duas datas de shows no Japão tiveram que ser adiadas, o DIR EN GREY ainda foi capaz de se juntar ao Korn no Family Values ​​Tour 2006. Em outubro, a banda voltou ao Japão para se apresentar no Loudpark Festival, junto de bandas como Megadeth, Slayer e Children of Bodom. Seu 22º single “Agitated Screams of Maggots” foi lançado em 15 de novembro durante a co-participação na turnê Inward Scream pelo Japão. Em 30 de dezembro, o vídeo da música “Saku” foi eleita como o número 1 do ano no programa Headbanger’s Ball da MTV2.

2007-2009: The Marrow of a Bone and Uroboros

 

Em fevereiro, o DIR EN GREY entrou em sua primeira turnê norte-americana, visitando dezesseis cidades com seu sexto álbum completo “The Marrow of a Bone”, lançado em 7 de fevereiro no Japão, nos Estados Unidos e na Europa o álbum foi lançado nos meses seguintes. De maio a julho, o grupo abriu para o Deftones em sua turnê dos Estados Unidos e depois fez outra turnê europeia, que incluiu seus shows de estreia na Dinamarca, Finlândia, Polônia, Suécia e Reino Unido, bem como vários festivais em todo o continente, incluindo Ankkarock , M’era Luna Festival e Wacken Open Air .

O grupo fez mais uma turnê internacional em setembro com o nome de seu mais recente single “Dozing Green”, começando no Japão e continuando na Europa, incluindo sua primeira apresentação na Holanda e Suíça. No final de novembro, o DIR EN GREY abriu dois shows para o Linkin Park no Saitama Super Arena e em dezembro realizou outra turnê no Japão com o 10 Years. Comemorando o décimo aniversário de DIR EN GREY como banda, duas compilações de grandes sucessos, Decade 1998–2002 e Decade 2003–2007 respectivamente, foram lançadas em 19 de dezembro.

No início de 2008, o DIR EN GREY anunciou planos para começar a gravar um novo álbum. Sua primeira turnê do ano em maio foi outra turnê no Japão com uma conclusão de três shows no Shinkiba Studio Coast , intitulado Death over Blindness. Entre as turnês, o DIR EN GREY se apresentou em uma das duas noites do Hide Memorial Summit em 4 de maio, ao lado de X Japan , Luna Sea, MUCC e outros. Uma segunda turnê japonesa, intitulada Tour 08 The Rose Trims Again começou em 10 de setembro, no mesmo dia do lançamento de seu single “Glass Skin”.
Em 1 de agosto, DIR EN GREY anunciou o lançamento de seu sétimo álbum de estúdio, Uroboros , que também foi lançado em 11 de novembro de 2008 nos Estados Unidos. A banda fez turnê pelos Estados Unidos e Canadá para divulgação do álbum, com datas marcadas para novembro e dezembro (coincidindo o lançamento do álbum Uroboros) na abertura do show do The Human Abstract. A turnê daquele outono incluiu uma série de quatro shows intitulados Bajra, sendo dois exclusivos para o fã-clube e um único show em 29 de dezembro sob o nome Uroboros -Breathing- no famoso Osaka-jo Hall onde o DIR EN GREY não se apresentava desde 18 de dezembro de 1999.

Começando 2009, o DIR EN GREY fez sua primeira turnê completa no Reino Unido e Irlanda com Kerrang!’S “Relentless Post ’09” ao lado de Mindless Self Indulgence, Bring Me the Horizon, Black Tide e In Case of Fire. Em fevereiro, a banda anunciou o lançamento do DVD ao vivo, Tour 08 The Rose Trims Again, além de trocar as gravadoras europeias pela recém-fundada Okami Records, uma irmã de sua antiga representação européia, Gan-Shin.

Durante a primavera de 2009, a banda começou a promover totalmente o Uroboros com uma série de turnês nacionais sob o título de “Tour 09 Feast of V Senses”. A turnê foi interrompida brevemente em Sapporo e Sendai, com um anúncio no site oficial da banda, explicando que Kyo tinha sido diagnosticado com edema da laringe, e exigiria o adiamento de três shows, que foram reprogramados para o início de maio.

O DIR EN GREY continuou sua turnê Feast of V Senses na Europa, com uma mistura de apresentações em festivais, shows de headlining, e um show co-headlining com Killswitch Engage. As performances do festival incluíram suas três aparições no Rock am Ring e Rock im Park, bem como seus shows iniciais no Download Festival, Nova Rock e Metaltown. Entre os espetáculos, a banda também estava fazendo shows de estréia na Itália e na República Tcheca.<br><br>
Depois de vários shows de sua turnê no final do verão, “All Visible Things “, o DIR EN GREY anunciou seu próximo single para dezembro, “Hageshisa to Kono Mune no Naka de Karamitsuita Shakunetsu no Yami “, bem como uma turnê norte- americana e sul-americana também sob o título “All Visible Things”. Seu novo single foi lançado em 2 de dezembro de 2009 e alcançou o número 2 no Oricon Weekly Chart: a posição mais alta até agora para a banda. Sua temporada da turnê de 2009 terminou com uma turnê de três shows intitulada Dorje. Eles finalmente terminaram sua longa turnê centrada no Uroboros fazendo duas apresentações de volta ao início no Nippon Budokan , intitulado “Uroboros: with the proof in the name of living”, onde os ingressos esgotaram em 15 minutos.

2010-2013: Dum Spiro Spero e The Unraveling

 

Foi anunciado em 7 de abril de 2010, que a banda estaria retornando ao Reino Unido em agosto na programação para o Sonisphere Festival em Knebworth, tocando em uma lista com Iron Maiden e Rammstein como atrações principais. De acordo com o site do festival, este foi o seu único festival do Reino Unido realizado durante o ano. Sobre o anúncio, Kaoru (no site Sonisphere UK) é citado dizendo: “Eu nunca teria pensado que iria tocar um festival deste calibre! É como um sonho se tornado realidade tocar com bandas tão grandes no Sonisphere. Embora não estivéssemos de volta ao Reino Unido para uma turnê, queríamos tocar neste festival para dar algo de volta aos fãs que ficaram desapontados no ano passado na nossa apresentação final cancelada em Londres “.

Foi anunciado em 28 de abril de 2010 que o DIR EN GREY estaria tocando em um show exclusivo no Koko de Londres no dia 3 de agosto como parte do The Unwavering Fact of Tomorrow Tour 2010. A banda anunciou mais tarde que eles também iriam fazer suas performances de estréia na Rússia, adicionando um show em Moscou no Tochka Club em 5 de agosto e um show em São Petersburgo no Glav Club em 6 de agosto. O DIR EN GREY também visitou a América do Norte em uma turnê como co-headliner da banda finlandesa Apocalyptica com Kyo como convidado especial interpretando a canção “Bring Them to Light”, uma das faixas do último álbum do Apocalyptica .
Em setembro de 2010 a banda confirmou em uma entrevista para a Kerrang! que eles estavam no processo de escrever um novo material para a sequencia de Uroboros . Além de participar da trilha sonora do filme americano Saw 3D com o seu single, “Hageshisa to, Kono Mune no Naka de Karamitsuita Shakunetsu no Yami”, eles também participaram do Romantist – The Stalin, Michiro Endo Tribute Album que é um álbum tributo celebrando o 60º aniversário do frontman do The Stalin, Michiro Endo, que foi lançado em 1 de Dezembro de 2010. O álbum também contou com bandas Buck-Tick , Group Tamashii , Merry, Jun Togawa e Wagdug Futuristic Unity .

O single “Lotus” foi lançado em 26 de janeiro de 2011, juntamente com uma nova turnê só para o fã-clube intitulada “The Decomposition of the Moon”, programado para acontecer de 14 a 26 de maio. A banda lançou o single “Different Sense ” em 22 de junho . Em 1 de agosto de 2011, DIR EN GREY divulgou uma carta aberta em sua conta oficial no Facebook acusando o governo japonês de mentir ao seu povo e de esconder o verdadeiro perigo dos níveis de radiação após os acidentes nucleares causados pelo tsunami Tōhoku em 2011. Em outubro, a banda lançou uma campanha chamada Scream for the Truth, com um site todo dedicado a campanha e um cartaz na Times Square em Nova Iorque, na esperança de impedir a disseminação das informações erradas e mostrar a verdade. Seu oitavo álbum de estúdio, Dum Spiro Spero, foi lançado em 3 de agosto. A banda iniciou a nova turnê “Age Quod Agis” em novembro e dezembro de 2011 na América do Sul e América do Norte.

Em fevereiro de 2012, após a visita de um médico, o vocalista Kyo foi diagnosticado com nódulo vocal disfônico, levando o DIR EN GREY a se retirar da North American The Still Reckless Tour composto por Asking Alexandria, Trivium , Motionless in White e I See Stars. Embora Kyo tivesse sido hospitalizado antes em 2006 e 2009 por inflamação vocal, não havia a necessidade de cirurgia até este momento. Kyo declarou mais tarde que sua condição foi tratada com medicação.

Em 11 de agosto de 2012, o DIR EN GREY ganhou o Extreme Metal Olympics organizado pela Loudwire.com, batendo Death na final. A banda lançou o single “Rinkaku” em 19 de dezembro após seu hiatus de um ano e meio desde o lançamento de seu single anterior. Além disso, a banda iniciou uma turnê intitulada In Situ em 25 de dezembro em Tóquio.

Em 3 de abril de 2013, lançaram seu terceiro EP, intitulado The Unraveling, com uma nova música e seis re-gravações. Apenas poucos dias depois, em 5 de abril, a banda começou sua turnê de apoio Tabula Rasa. Em junho de 2013, a banda participou de uma curta turnê européia.
Em setembro de 2013, o DIR EN GREY começou sua turnê Ghoul, que ocorreu entre 18 de setembro e 23 de outubro no Japão e continuou em 3 de novembro na América do Norte. A banda também anunciou dois back-to-back shows no Nippon Budokan para março 2014 intitulado “Dum Spiro Spero”, juntamente com um novo single “Sustain the Untruth”, que foi lançado em janeiro de 2014.

2014-presente: Arche

 

Durante o mês de agosto em 2014, a banda comemorou o 15 º aniversário de seu álbum de estréia, Gauze . Durante esse período, embarcaram em uma turnê japonesa intitulada Tour14 Psychonnect: Mode of “Gauze”? , nomeado similarmente a antiga turnê do álbum em 1999.
Em 5 de agosto de 2014, foi anunciado que o nono álbum do DIR EN GREY, Arche , seria lançado em 10 de dezembro de 2014. Após o lançamento, o álbum foi acompanhado pela turnê de 2014-2015 By the Grace of God. A turnê foi seguida por outra The Unstoppable Life, em abril e maio de 2015. Em 27 de junho de 2015, o DIR EN GREY se apresentou no Lunatic Fest do Luna Sea no Makuhari Mess. Em 5-6 de fevereiro de 2016, eles apresentaram seu álbum Arche no Nippon Budokan com uma data de lançamento de junho de 2016 para Blu-ray & DVD.
Em 6 de fevereiro de 2016, foi oficialmente anunciado que a banda lançaria seu novo single, “Utafumi”, em julho de 2016. Eles também fizeram turnês baseadas em álbuns antigos chamadas Tour16-17 From Depression To ________ [mode of Vulgar], Tour16-17 From Depression To ________ [mode of Dum Spiro Spero], e Tour16-17 From Depression To ________ [mode of 鬼葬] de junho a novembro de 2016.